Cultura Celta - Trançados com significados

Em todo artefato, vestimenta e decoração Celta, os Trançados se apresentam como característica visual desse povo, significando que todos fazemos parte de uma mesma teia, tudo está ligado, e nossos encontros são laços que se abraçam e repercutem um na vida do outro. 
Não tem começo nem fim, todos Somos Um, criando desenhos únicos, onde a evolução de todos se dá de forma conjunta. É um símbolo de igualdade das essências e a interconexão de todos os seres.


TRISKELION - O centro desse símbolo representa o "hub", significando a unidade dos três poderes.

TRISKLE - Tripla Espiral: Representa o desenho dos três poderes da donzela, mãe e anciã.
É um sinal do poder feminino e, especialmente, o poder através de transição e do crescimento. 

TRISKEL OU TRIKELION - Triskelion é considerado um antigo símbolo indo-europeu, palavra de origem grega, que literalmente significa "três pernas", e, de fato, este símbolo nos lembra três pernas correndo ou três pontas curvadas, uma referência ao movimento da vida e do universo. Na cultura celta é dedicado à Manannán Mac Lir, o Senhor dos Portais entre os mundos.

Tudo indica que o número três era considerado sagrado pelos celtas, reforçando o conceito da triplicidade e da cosmologia celta de: Submundo, Mundo Intermediário e Mundo Superior.

O triskelion também é conhecido por triskle ou triskele, tríscele, triskel, threefold ou espiral tripla, e possui dois grandes aspectos principais de simbolismo implícitos em sua representação, que são:

- Simbologia ligada ao constante movimento de ir, representando: a ação, o progresso, a evolução, a criação e os ciclos de crescimento.

- Simbologia ligada às representações da triplicidade: Corpo, Mente e Espírito; Passado, Presente e Futuro; Primavera, Verão e Inverno... Os ciclos de transformação.

fonte: http://celebracaocelta.blogspot.com.br/p/celtas-simbolos.html 

Comentários

Postagens mais visitadas