Afinal, Por que nos casamos?

 Se considerarmos que a cerimônia de casamento é um dos mais antigos ritos de passagem, a resposta a essa pergunta pode ser bem simples: “Nos Casamos pelo simples desejo de ser amado que existe em toda alma humana”.

Mas, porque buscamos ritualizar esse amor?

Ritualizamos para dar sentido às fases de nossas vidas...
Para dar ordem, forma e principalmente objetivo, ao mesmo tempo em que satisfazemos uma profunda necessidade individual, familiar e social.

Ritualizamos o casamento para trazer o sentido de casal e de constituição de novo núcleo familiar, assumindo novo papel, nova fase que demanda responsabilidades e expectativas diferentes das já experimentadas.

Ritualizamos para comemorar o fechamento de um ciclo da vida e a possibilidade de abertura do novo ciclo e dar permissão para receber o que o futuro revelar.

O conceito antropológico diz que o ser humano necessita dos rituais para memorizar e reviver o realinhamento com o divino existente em cada um de nós.

Ou seja, todo ritual de casamento traz um “toque” de Sagrado e, ganha força e profundidade quando compartilhado com as pessoas que partilham do mesmo significado.

Somos seres gregários!!! Experimentamos uma agradável sensação de paz e bem-estar quando nos sentimos parte de um grupo e este é mais um dos importantes fatores que buscamos ritualizar o casamento: o fortalecimento dos laços sociais! Afinal, a própria palavra casamento, na cultura celta, significa: “duas casas que se unem e duas famílias que se entrelaçam”.

Sou celebrante de casamentos desde 2009 e trabalho com cerimônias baseadas na cultura Celta.O estilo de cerimônia Celta não está relacionado a nenhuma religião específica. O ritual Celta busca a paz entre todas as crenças, e dá ênfase a tudo o que é SAGRADO, estruturado na fé, na força do amor e, principalmente na escolha das almas.
Luciana S.Zanon se preparando para cerimônia
 A cultura Celta é repleta de magia e espiritualidade. Traz o sentido de pertencimento de todo SER junto à grande teia da natureza, a importância do momento presente, a harmonia, a saúde do corpo e do espírito e o valor das amizades.
Na cultura Celta o amor é considerado força espiritual, união do Espírito e da Alma, união que liberta e que integra, se manifesta na carne e na essência primordial da vida.

Por esses motivos todos, a cerimônia baseada na Cultura Celta reforça a relação com a natureza, exalta a igualdade de poder, traz a magia para a celebração do amor e da união entre o homem e a mulher, considera que o homem conhece seu corpo, honra seu Deus Interior e reconhece e honra o sagrado que há na mulher.

É SEMPRE uma celebração harmoniosa, espiritualizada e personalizada tornando-a inesquecível e emocionante!

O ritual tem caráter ecumênico não religioso e propõe a paz entre todas as religiões e crenças.

A Cerimônia Celta eleva seus votos a algo único. Nunca há um casamento igual ao outro, todos são exclusivos e carinhosamente personalizados.

O altar de uma cerimônia Celta carrega a contribuição dos 4 elementos da natureza:

O sal, que representa a Terra, o Corpo e a Cura;
A água, que representa ela mesma, o Coração e a Forma;
A vela, que representa o Fogo, a Alma e a Transformação; e
O incenso, que representa o Ar, a Mente e o Movimento.

O ritual Celta também inclui a Mandala feita com pétalas de rosas e, coloca o casal como centro e ponto máximo de união.

Os rituais incluem também as ordens do amor na família, que são o pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio entre o dar e o receber.

Sendo assim, a cerimônia pode incluir em seus ritos a queima do que os noivos não desejam levar para a nova relação, o lavar as mãos com água e sal para receber a nova aliança, união de areia coloridas simbolizando tornar a união indissolúvel e, a honra e reverencia à vida recebida dos pais e, a permissão dos pais dada aos noivos para seguir a Seara do compromisso do amor através do casamento sagrado.

O planejamento e os rituais são escolhidos pelos noivos.  O casal passa por entrevistas para contar sua história. O tempo de duração pode variar entre 30 e 50 minutos, a escolha do casal.

Comentários

Postagens mais visitadas